SERTÕES

O começo de tudo, a maior e mais tradicional prova de rally cross-country das Américas!

Maior prova off road das Américas.

Competição anual que desafia homens e máquinas. Velocidade e resistência em vários tipos de pisos em que longas distâncias são percorridas a cada dia e os mais rápidos na soma dos tempos das etapas ficam com o título, sobre duas ou quatro rodas.

O Sertões é o maior rally das Américas, disputado anualmente no Brasil desde 1993. É um Rally Cross Country para carros, motos, UTVs e quadriciclos, disputado em áreas inóspitas do país, que conta com cerca de 5 mil km de percurso. Cada ano promove um roteiro diferente.

Tudo começou em 1993, sobre duas rodas. Provas como o Paris-Dakar encantavam, mas ainda eram uma realidade distante do Brasil quando 34 pilotos alinharam em Campos do Jordão para a primeira edição do Rally dos Sertões. O destino era Natal (RN), passando por Minas, Bahia e Pernambuco. Tempos românticos de pouca tecnologia e muita superação que plantaram a semente para uma história de três décadas.

Não demorou e os primeiros estrangeiros (inclusive vencedores do Dakar) alinharam, levando ótima impressão na bagagem. Em 1995, de forma experimental, os carros entraram na disputa, para se tornar categoria a parte no ano seguinte. Os caminhões chegaram em 1998 e os UTVs, nova sensação do fora de estrada internacional, em 2012.

O Sertões se tornou etapa da Copa do Mundo FIA (carros) e do Mundial de Rally Cross-Country FIM (motos e quads). E trouxe ao país nomes como Stephane Peterhansel, Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Cyril Despres e Marc Coma. Mostrou que os brasileiros podem rivalizar com estes monstros sagrados e, com o passar do tempo, ganhou em profissionalismo e estrutura. Hoje, é possível acompanhar trechos das especiais ao vivo por meio de uma cobertura dedicada de TV. O maior rally das Américas é também um dos mais respeitados e tradicionais do planeta.

 

ROTEIRO

O roteiro do Sertões 2022, o 30º da história, foi audacioso, no espírito de unir o Oiapoque ao Chuí ou, com a devida licença poética, o Paraná ao Pará, atravessando todas as regiões e biomas de um país-continente. Foi o maior Sertões de todos os tempos, disputado em 15 dias, passando por 8 estados e 14 cidades. Ao proporcionar um desafio inédito em distância e quilometragem, a organização resgatou locais, especiais e dificuldades que se tornaram lendários nessas três décadas, ao mesmo tempo em que revelou novos tesouros brasileiros. Dos mais de 7.202 km totais, cerca de 60% foram cronometrados, o que fez da prova o maior rally do mundo em trechos contra o relógio.

Tudo começou na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai. Foz do Iguaçu foi o palco do prólogo, junto ao Parque Nacional das Cataratas; e do Super Prime, que reuniu os oito melhores de cada modalidade (Carros, Motos e UTVs) em um circuito justamente onde os três países se encontram.
Ainda em solo paranaense, os competidores rumaram para Umuarama, por entre retões e muitos saltos. A segunda etapa terminou em Presidente Prudente (SP), região Sudeste, com direito a uma recepção à caravana estimada em mais de 20 mil pessoas. Terceiro dia e terceira região diferente: o Centro-Oeste, com a chegada da etapa em Campo Grande. E de lá para Costa Rica, a capital sul-matogrossense dos esportes de aventura. Quinto dia e uma das mais extensas especiais da história levou os participantes a Barra do Garças, já no Mato Grosso.

Um percurso tão extenso, inclusive com a divisão em Sertões Sul e Norte para quem não pôde fazer a prova completa, exigiu duas etapas Maratona (em que apenas os competidores podem fazer a manutenção dos veículos ao fim do dia). A primeira delas foi aberta com a perna entre Barra do Garças e São Félix do Araguaia. E concluída com a passagem pela Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta, até a chegada a Palmas, que marcou o dia de descanso. Da capital tocantinense foi a vez da segunda Maratona, no sempre temido Jalapão e seus caminhos de areia. Mateiros foi a cidade-dormitório, a caminho de Bom Jesus, no Piauí, a escala nordestina da aventura.

Nela, uma etapa em laço brindou pilotos e navegadores com as belezas dos Cânions do Viana. Caminho do Maranhão na 11ª etapa, concluída em Balsas. Imperatriz, ainda no estado, foi a antepenúltima parada, de onde motos, carros, UTVs e quadriciclos rumaram para Paragominas, já no Pará. Faltava pouco para completar o mais longo Sertões de todos os tempos: o mar de Salinópolis consagrou todos aqueles que superaram o desafio, e especialmente os campeões.

PROGRAMAÇÃO
1a ETAPA – 27/08

(SÁBADO)
FOZ DO IGUAÇU-PR ›
UMUARAMA-PR
DI: 25 KM / TE: 172 KM
DF: 173 KM – TOTAL: 370 KM

2a ETAPA – 28/08

(DOMINGO)
UMUARAMA-PR ›
PRESIDENTE PRUDENTE-SP
DI: 17 KM / TE: 305 KM
DF: 213 KM – TOTAL: 535 KM

3a ETAPA – 29/08

(SEGUNDA)
PRESIDENTE PRUDENTE-SP ›
CAMPO GRANDE-MS
DI: 134 KM / TE: 306 KM
DF: 360 KM – TOTAL: 800 KM

4a ETAPA – 30/08

(TERÇA)
CAMPO GRANDE-MS ›
COSTA RICA-MS
DI: 30 KM / TE: 382 KM
DF: 31 KM – TOTAL: 443 KM

5a ETAPA – 31/08

(QUARTA)
COSTA RICA-MS ›
BARRA DO GARÇAS-MT
DI: 87 KM / TE: 526 KM
DF: 23 KM – TOTAL: 636 KM

6a ETAPA – 01/09

(QUINTA)
BARRA DO GARÇAS-MT ›
S.FÉLIX DO ARAGUAIA-MT
DI: 67 KM / TE: 601 KM
DF: 0 KM – TOTAL: 667 KM

7a ETAPA – 02/09

(SEXTA)
S.FELIX DO ARAGUAIA-MT ›
PALMAS-TO
DI: 9 KM / TE: 165 KM
DF: 401 KM – TOTAL: 575 KM

DESCANSO – 03/09

(SÁBADO)
PALMAS-TO

8a ETAPA – 04/09

(DOMINGO)
PALMAS-TO ›
MATEIROS-TO
DI: 97 KM / TE: 462 KM
DF: 0 KM – TOTAL: 559 KM

9a ETAPA – 05/09

(SEGUNDA)
MATEIROS-TO ›
BOM JESUS-PI
DI: 0 KM / TE: 452 KM
DF: 61 KM – TOTAL: 513 KM

10a ETAPA – 06/09

(TERÇA)
BOM JESUS-PI ›
BOM JESUS-PI
DI: 0 KM / TE: 325 KM
DF: 2 KM – TOTAL: 327 KM

11a ETAPA – 07/09

(QUARTA)
BOM JESUS-PI ›
BALSAS-MA
DI: 16 KM / TE: 260 KM
DF: 225 KM – TOTAL: 501 KM

12a ETAPA – 08/09

(QUINTA)
BALSAS- MA ›
IMPERATRIZ-MA
DI: 11 KM / TE: 265 KM
DF: 125 KM – TOTAL: 401 KM

13a ETAPA – 09/09

(SEXTA)
IMPERATRIZ-MA ›
PARAGOMINAS-PA
DI: 29 KM / TE: 377 KM
DF: 67 KM – TOTAL: 473 KM

14a ETAPA – 10/09

(SÁBADO)
PARAGOMINAS-PA ›
SALINÓPOLIS-PA
DI: 3 KM / TE: 213 KM
DF: 200 KM – TOTAL: 416 KM

NÚMEROS TOTAIS

TOTAL GERAL: 7.216 KM
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.811 KM

PERGUNTAS FREQUENTES

vvxcvxcvxcvxc

Praesent in augue non nunc ultricies vestibulum nec eleifend orci. Maecenas aliquam venenatis ante ut porta. Maecenas hdrerit nunc leo, in porta libero
volutpat eget. Proin quis magna ac nunc iaculis ultrices sed ullamcorper tortor. Pellentesque sit amet tincidunt lacus, eu laoreet felis. Pellentesque vitae
pretium lacus, nec auctor justo. Nullam efficitur elit id volutpat consectetur. Proin urna ex, vulputate ut finibus sollicitudin

EDIÇÕES ANTERIORES
QUERO SER VOLUNTÁRIO
O trabalho voluntário é fundamental para o sucesso dos eventos Sertões. É dividido por áreas e o candidato pode participar de diversas formas. A organização oferece alimentação, transporte, hospedagem e roupas oficiais.

CIDADE ANFITRIÃ
Cidade Anfitriã é o nome dado à cidade que recebe a caravana do Sertões. Para fazer parte do roteiro, a cidade precisa ser selecionada pela organização e oferecer a infraestrutura necessária para as ações que demandam a realização de um grande evento. Nosso objetivo é engajar a comunidade local e para juntos construirmos a Vila Sertões, com concursos, gastronomia, artesanato, cultura e turismo. Interessados em ser uma cidade anfitriã, entrar em contato pelo email contato@sertoes.com.br

    PATROCÍNIO OFICIAL

    APOIO